Os principais desafios da implementação de tecnologia na área de Direito

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
3 Min Read
José Pedro Said Júnior

Com constante evolução tecnológica, nenhuma área está isenta das transformações, nem mesmo o Direito. De acordo com o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, tanto as esferas públicas quanto as privadas estão atentas às inovações e transformações que a tecnologia vem trazendo, maximizando processos e aumentando a facilidade do trabalho na área jurídica.

Entretanto, mesmo com diminuição de custos, aumento da produtividade, otimização do tempo de serviços e o adentramento de muitos profissionais do direito às modificações da Era 4.0, a área enfrenta ainda algumas problemáticas na implementação das novas tecnologias. Confira, a seguir, alguns desses principais obstáculos:

Tradicionalismo na carreira

Mesmo com toda a ascensão tecnológica e digital, o Direito segue como uma das carreiras mais tradicionais do país. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior esclarece que um reflexo disso está no próprio aprendizado do curso, com ensinamentos de 1827 (data do primeiro curso ministrado no Brasil) sendo replicados, ainda hoje, em sala de aula.

Assim, por mais que um advogado busque adentrar à Era 4.0, é preciso desenvolver uma característica ainda pouco adotada por esses profissionais: a perda do medo de confiar, conhecer e buscar referência em outros profissionais que vão além dos ensinamentos dos antepassados. Essa apreensão ao diferente é, segundo o advogado especialista, muito comum a esses operadores, o que, porém, não pode se manter visto às transformações diárias do tempo atual.

Inclusão Digital

Além do medo do desconhecido trazido pela ascensão digital, muitos profissionais da área encontram dificuldade de se adaptar às novas tecnologias, principalmente aqueles que já se encontram há um tempo considerável no ofício. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior reforça que compreender a funcionalidade e sistemática eletrônica não é uma tarefa simples.

Gastos e investimentos com infraestrutura

Mesmo que um dos resultados da inclusão da tecnologia seja redução dos custos, esse investimento inicial pode ser elevado, principalmente aqueles que não se mantêm atualizados das transformações tecnológicas e retardam ao máximo essa inclusão, utilizando computadores e processadores antigos. Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, esse atraso pode acarretar em prejuízos consideráveis no futuro, sendo uma atitude inconsequente.

Por isso, é essencial, mesmo diante das dificuldades, adaptar-se e buscar compreender as transformações digitais como oportunidades de se manter desenvolvido e em acompanhamento com a carreira e com a sociedade. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior finaliza comentando que a área do Direito é completamente social e, portanto, deve acompanhar e evoluir de acordo com as transformações culturais de sua era.

Share This Article
Leave a comment