Júlio Cesar Hintemann Filho dá dicas para uma boa ideia de negócio

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
3 Min Read
Julio Cesar Hintemann Filho

Para algumas pessoas, a criatividade não possui limites quando o assunto são novas ideias. Pequenos empreendedores, iniciantes ou mesmo executivos de empresa podem ter insights rápidos a partir de pequenas coisas do cotidiano, ou não. O empresário Júlio Cesar Hintemann Filho esclarece que nem sempre é fácil ter novas ideias para inovar e transformar um negócio, mas é possível desenvolver essa habilidade.

A verdade é que, para manter-se atento e apto para inovar, não basta apenas ser criativo. Segundo Júlio Cesar Hintemann Filho, existem alguns passos que podem ser tomados por você, empreendedor, para criar novas ideias. Sendo assim, o empresário listou as principais dicas para ajudá-lo a desenvolver novas e boas ideias de negócios:

Busque conhecimento e enriqueça seu repertório

A vida do empreendedor pode ser bem agitada e com uma lista de tarefas intermináveis. Assim, buscar um tempo para dedicar-se aos estudos pode não ser uma tarefa simples, mas é necessária. Júlio Cesar Hintemann Filho comenta que existem diversos meios de agregar conhecimento a sua rotina: leituras, podcasts, rádio, TV, documentários, palestras e cursos. O conhecimento deve fazer parte da rotina de todo o empreendedor.

Conheça as suas referências

Liste os empreendedores e empresas que admira. Mas não encerra ainda, Júlio Cesar Hintemann Filho relata que é preciso estudar esses profissionais, conhecer seus métodos, histórias de superação e, a partir disso, aprender e colocar as referências coletadas em prática. 

Realize uma autoprojeção 

Faça o exercício da autoprojeção. O empresário Júlio Cesar Hintemann Filho explica que todo empreendedor deve ter em mente quais são seus sonhos, expectativas do negócio e aonde deseja chegar. Sendo assim, questiona-se, reflita sobre a situação em que se encontra e para onde deseja ir. 

Escute seu consumidor 

Prestar atenção nas reclamações, desejos e opiniões do consumidor é escutar diretamente a fonte de ideias para o negócio. Para Júlio Cesar Hintemann Filho, um empreendedor de sucesso é aquele que escuta seu consumidor e soluciona seus problemas. Muitas vezes, olhar para a concorrência não lhe trará respostas, apenas um espelho daquilo que os outros já realizam. 

Coloque as ideias em prática

Toda ideia deve sair do papel e ser colocada em prática. Para isso, planeje-se, busque recursos, apoiadores, saiba exatamente o que pretende e como irá executar. Júlio Cesar Hintemann Filho finaliza reforçando que o único meio de saber se a ideia é mesmo inovadora e boa é através da prática.

Share This Article
Leave a comment