IPCA e Selic: você sabe qual é a diferença entre esses indicadores?

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
4 Min Read

Taxa Selic e IPCA: você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre estes dois termos, não é mesmo? O empresário Jaderson de Lima, entende que esses conceitos são importantes para o país. Isso porque, eles são indicadores econômicos que informam sobre assuntos relacionados à economia, à inflação e à rentabilidade dos investimentos. Quer entender mais sobre esses dois grupos e descobrir as suas diferenças? Então, continue a leitura! 

É comum encontrar nos jornais, notícias relacionadas ao aumento ou redução da  Selic, ou sobre dados fornecidos pelo IPCA, não é verdade? Isso porque, esses dois conceitos são de extrema importância para a economia do país, já que funcionam como indicadores sobre as finanças brasileiras. Mas qual é a diferença entre eles? É o que você irá descobrir a seguir. 

O que é a Selic? 

Basicamente, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é um tipo de taxa do Banco Central utilizada para controlar a inflação do país e estimular os investimentos. Ela é responsável por influenciar outras taxas do Brasil, além de contribuir para a compra e venda de títulos públicos. Ademais, é esse juros que incentiva a aquisição de ativos. Para Jaderson de Lima – LYX Engenharia, o papel desse indicador é importante. 

O que é o IPCA? 

Por outro lado, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o indicador que transmite as informações relacionadas à economia do país. Assim, por meio desses dados será possível definir se a Selic deve aumentar, diminuir ou permanecer com o mesmo percentual. Além disso, ele também serve para medir a inflação. Vale ressaltar que esse indicador é calculado pelo IBGE com base na variação dos preços do país.

Como o IPCA é calculado? 

Nesse contexto, é interessante pontuar que o IPCA é calculado de acordo com os serviços e produtos mais consumidos no Brasil. Alguns dos grupos levados em consideração são: energia elétrica; vestuário; lazer; educação; saúde; alimentação; transportes; eletrodomésticos; saneamento básico, entre outros. O conselheiro de administração de empresas, Jaderson de Lima, comenta que essas são categorias importantes para o país. 

Qual a relação entre a taxa Selic e os investimentos? 

Quando se trata da taxa Selic, outra informação essencial é sobre a sua relação com os investidores. Dessa forma, saiba que quanto maior o percentual deste juros, melhor será o rendimento dos investimentos. Especialmente as modalidades de renda fixa, como o Tesouro Direto, Poupança e Certificados de Depósito Bancários, costumam ser influenciadas por esse indicador. 

Além disso, é importante ressaltar que a taxa Selic é definida pelo Banco Central a cada 45 dias. Para isso, é realizada uma reunião com o Comitê de Política Monetária, que pode chegar a decisão de aumentar ou diminuir os juros, conforme as condições do mercado e da economia. Conforme pontua Jaderson de Lima – LYX Engenharia, o papel desta associação é essencial. 

Share This Article
Leave a comment