Confira passos indispensáveis na criação do planejamento de um escritório de advocacia

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
3 Min Read
Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Mudanças no mercado geral fazem com que os advogados percebam que precisam também se adaptar para terem sucesso, certo? Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, professor e advogado, acredita que, atualmente, um escritório de advocacia precisa contar  com adaptações, isto é, passar a ser gerenciado como uma empresa, sempre com foco no crescimento para a saúde do negócio.

Contudo, para que isso seja possível, é preciso realizar um planejamento estratégico para começar o ano da melhor maneira. No parecer do Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, realizar o planejamento em um escritório é a melhor maneira de ter um direcionamento do que deve ser feito de acordo com sua ordem de prioridade, com os objetivos e resultados esperados. Sendo assim, serve como uma diretriz para todas as demais estratégias.

Mas, afinal, como fazer um planejamento no escritório de advocacia?

  1. Realize um diagnóstico

Antes de começar o planejamento, é essencial realizar um diagnóstico da situação atual da empresa e de seu cenário econômico recente. Para isso, existem uma série de modelos de gestão que colaboram na análise desses dois critérios, como a Matriz SWOT ou outro instrumento de análise eficaz na gestão de um cenário. 

  1. Desenvolva metas

Após identificar a situação real do escritório de advocacia, o idealizador do Método Carvalho, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera que o próximo passo é o estabelecimento de metas. Para isso, é necessário que elas sigam um modelo SMART, isto é, que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Desse modo, será possível que todos compreendam os aspectos a serem trabalhados durante o ano e o teto que precisam alcançar.

  1. Distribua as tarefas

Agora que você já possui as estratégias, é preciso descobrir quais são as ações que serão realizadas para o alcance dos objetivos do planejamento estratégico. Por isso, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros reforça que, quando se sabe quais são as etapas do desenvolvimento de cada ação, pode-se planeja-la melhor. 

Calcular o tempo, definir as pessoas que devem estar envolvidas em cada uma delas, quais os recursos materiais, financeiros ou humanos a serem utilizados, tudo isso colabora na definição e acompanhamento das tarefas a serem delegadas a equipe. Isso também facilita na análise de crescimento e envolvimento de todos os colaboradores.

  1. Conte com ferramentas que colaborem com o processo

Por fim, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros acredita que as ferramentas de gestão são fundamentais para colaborar em um cotidiano mais prático. Com o planejamento estratégico não poderia ser diferente. Utilize ferramentas e software jurídicos que colaborem com as análises e acompanhamentos que precisa realizar das ações, isso ajuda a definir novas rotas, tomar decisões e coletar os resultados, impulsionando um crescimento positivo para o escritório de advocacia.

Share This Article
Leave a comment