Por que consumir mais frutas e hortaliças no seu dia a dia?

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
3 Min Read
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Que as frutas e hortaliças possuem diversos benefícios para a nossa saúde não é novidade, certo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e exímio cozinheiro, considera a ingestão de frutas, verduras e legumes indispensável ao dia a dia dos indivíduos e, mesmo assim, os números de consumo desses alimentos deixam a desejar, principalmente na realidade brasileira.

Frutas e hortaliças, na perspectiva do amante de culinária Sergio Wilfrido Vasques Benitez, possuem perfil nutricional vasto, pois, além de serem pouco calóricas, contam com muitas vitaminas e minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo e manutenção da saúde. Além disso, trata-se de alimentos com muita versatilidade, afinal, podem ser consumidos crus, cozidos ou misturados a demais pratos doces e salgados.

O que dizem os estudos sobre frutas e hortaliças?

Diversos estudos são realizados em todo mundo. De acordo com o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, alguns estudos apresentam os seguintes fatores: 

  • Se o consumo, por pessoas, de frutas e hortaliças fosse de 10 porções diárias, isso evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras;
  • Frutas, verduras e legumes ajudam a reduzir a pressão arterial, colesterol, além de diminuir a diabetes e auxiliar no fortalecimento do sistema do sistema imunológico;
  • O consumo de pequenas quantidades de frutas e hortaliças já contribui para benefícios a saúde do organismo, entretanto, quanto maior a ingestão, melhor;
  • Frutas de diferentes tipos, como cítricas e verdes, são fundamentais para prevenir doenças cardíacas, derrames e, até mesmo, câncer.

Por que o consumo desses alimentos é tão baixo entre brasileiros?

Sergio Wilfrido Vasques Benítez comenta que, sendo uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o baixo consumo de frutas e hortaliças por parte dos brasileiros é alarmante. Muitas pesquisas demonstram que isso ocorre devido aos seguintes fatores: o aspecto cultural, o cotidiano corrido da maior parte da população que fica sem tempo para comprar alimentos frescos, além disso, há também o fator de exposição aos alimentos mais práticos que são ricos em conservantes e pobres em nutrientes. 

Como melhorar o hábito alimentar de frutas e hortaliças?

Para o cozinheiro de mão cheia Sergio Wilfrido Vasques Benitez, existem distintas maneiras de trabalhar o hábito de consumir frutas, verduras e legumes, e tudo envolve o preparo dos alimentos. É preciso que haja uma variedade nutricional entre os alimentos consumidos dentro de casa, optar por pratos cada vez mais coloridos e ricos em vitaminas e minerais ainda é a resposta para a desenvoltura desse hábito e manutenção da saúde. Comece com pequenas mudanças, optando por aqueles que já é mais adepto e, aos poucos, aumentando a variedade.

Share This Article
Leave a comment