Mercado financeiro: tudo o que você precisa saber sobre Halving

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
2 Min Read
Márcio Alaor de Araújo

O empresário Marcio Alaor de Araujo acredita que se você gosta de estar por dentro de tudo sobre o mercado financeiro e, mais especialmente, sobre o mercado de criptomoedas, não pode deixar de saber sobre o Halving, uma regra de preço super importante que anda lado a lado com o bitcoin.

Antes de mais nada, Marcio Alaor de Araujo explica que, como se sabe, o bitcoin é um ativo virtual existente dentro de um banco de dados compartilhado entre todos os seus usuários, o famoso blockchain. Em outras palavras, é usuário que possui controle sobre as transações dessa criptomoeda, uma vez que a mesma é descentralizada e todos podem ver a que conta pertence cada moeda.

Desse modo, engana-se quem acredita que ser descentralizada é sinônimo de ausência de regras. Pelo contrário, uma delas é o Halving, que é um sistema inflacionário que decresce com o tempo. Na prática, Marcio Alaor de Araujo explica que ao serem criados novos bitcoins através do sistema de mineração, o Halving atua de modo a cortar pela metade a premiação aos mineradores.

Em outras palavras, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica que ess sistema inflacionário, o Halving, é a redução em 50% dessa recompensa/premiação dada aos mineradores, de modo que a mesma ocorrerá a cada 210.000 blocos, o que pode ser mais ou menos de quatro anos. 

Sendo assim, através do Halving podemos prever a quantidade total de bitcoins em circulação no mercado, em qualquer dia do ano. Marcio Alaor de Araujo explica, por fim, que se isso não acontecesse, o criptoativo não seria tão guardado como é hoje, o que mostra que essa redução pela metade de premiação de mineradores pode servir, inclusive, como um incentivo.

Share This Article
Leave a comment