Certamente, você já deve ter se perguntado, como faz para se tornar um profissional de instrução de tiro. O instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que há diversos cursos, sob regulamento da Polícia Federal, que permitem a formação para instrutor de tiro, variando entre valores e tempo de formação. Por isso, se possui interesse no assunto, leia o artigo até o final e entenda os processos para se tornar um instrutor de tiro profissional.
Como explica o treinador oficial de Renan Bolsonaro, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, o objetivo principal dos cursos voltados para formação de instrutores é fazer com que os alunos tenham conhecimentos técnicos e práticos acerca das armas de fogo. Sendo assim, é de fundamental importância que sejam ministradas aulas que ensinem sobre a história das armas de fogo, suas classificações, munições, legislação voltada ao porte, regras de segurança, fundamentos de tiro, primeiros socorros, dentre outros quesitos.
O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros cita que os cursos possuem duração de cerca de uma semana, sendo que o aluno possui direitos a mais de 1700 cartuchos de munição, praticados em alvos metálicos e/ou de papel. Além disso, vale mencionar que as armas utilizadas podem ser de propriedade legal ou cedidas pela própria instituição do curso, desde que estejam sob porte legal.
É fato que o curso é voltado para maiores de 18 e que é preciso conhecimentos avançados, sobre os mais variados tipos de armas (pistola, revólver e calibre 12), sendo que deve ser comprovado mediante certificado de curso de tiro. Assim, prezando pela segurança pessoal e coletiva, é preciso também que o aluno não possua antecedentes criminais e que tenha obtido bons resultados nos testes psicológicos.
Além disso, são necessários os seguintes documentos para dar início ao curso: RG/CNH ou Funcional, antecedentes criminais atualizados e CR (Certificado de Registro), válido. O instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que possui um clube de tiro localizado em Brasília, considera que o local do curso deve ter um ambiente muito bem estruturado e seguro, tanto para as aulas teóricas, quanto para as práticas, pois é importante que o aluno assimile o conteúdo de forma completa.
E o que é ensinado no curso?
Ficou curioso para saber que temas são ensinados no curso de instrutor de tiro? Como cita o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros , dentre o contéudo, estão os seguintes temas: metodologia, didática, técnica de ensino e psicologia aplicada ao ensino, legislação de arma de fogo no Brasil, regras de segurança, munição e balística, conduta no estande de tiro, bases, posições e fundamentos do tiro, etc.
Agora que entendeu um pouco mais sobre o assunto, teria interesse em se tornar um instrutor de tiro? Saiba que com o curso, a meta é fazer com que os alunos tenham disciplina quanto ao armamento e tiro, que saibam aplicar os conceitos teóricos na prática, com responsabilidade e segurança. Ademais, é importante sabermos que todo o curso deve ser baseado na Instrução Normativa Vigente – Critérios para reconhecimentos de Certificado de Instrutor de Armamento e Tiro – CONAT – para aferimento de Registros de Armas de Fogo e para Atuação em Escolas de Formação de Vigilantes.