Você sabia que uma empresa é muito mais do que um conglomerado de pessoas realizando atividades e serviços para gerar lucro? Para Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One, uma empresa deve ser compreendida como um organismo vivo composto por variadas partes distintas e interdependentes que trabalham em conjunto em prol de um objetivo comum.
E, para que essa corporação funcione tanto no âmbito operacional quanto no âmbito de clima corporativo, é preciso trabalhar com a comunicação empresarial. De acordo com o empresário Mailon de Lara Vaz, ela é essencial ao bom desempenho da empresa, pois garante que todos trabalhem de maneira conjunta e alinhada com os objetivos do negócio.
Definindo a comunicação empresarial
A comunicação empresarial é uma estratégia muito eficaz para os diretores e presidentes de uma empresa, pois envolve todo processo comunicativo entre organização e público (interno ou externo). Ela pode ser utilizada na transmissão de informações, aumento do engajamento do público, melhoria da imagem da corporação e para alcance de resultados melhores.
Assim, o empresário Mailon de Lara Vaz esclarece que ela deve ser entendida como uma ferramenta essencial para a sobrevivência e manutenção da empresa. Ou seja, trata-se de algo que caminha na direção oposta da manipulação de imagem ou na promoção de notícias boas e encobrimento das ruins. Pelo contrário, a comunicação empresarial é fundamental para a empresa desenvolver seu lado humano.
Com o passar dos anos e a recente ascensão da internet e de tecnologias que facilitam a transmissão de mensagem e conexão entre pessoas, a comunicação empresarial vem se transformando e ganhando novos meios de se propagar pela empresa. Para isso, conta com formas cada vez mais simples, criativas e inovadoras, como, por exemplo, os vídeos.
Na percepção do CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, para manter uma boa comunicação empresarial, não basta apenas contar com equipamentos que forneçam sua propagação, é preciso que diversos profissionais estejam à frente de sua realização, como jornalistas, publicitários, relações públicas, bem como gestores e pessoas estratégicas dentro da empresa que possuem conhecimentos específicos dentro da corporação e colaborem para sua eficácia.
Por fim, o empresário Mailon de Lara Vaz acredita que, uma empresa que busca trabalhar com a comunicação empresarial tende apenas a se beneficiar com as vantagens dessa ferramenta estratégica. Com ela, é possível aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional, abrir espaço para dúvidas e sugestões, aumentar o sentimento de pertencimento do funcionário e melhorar a imagem da empresa.