Plataforma Brasil Exportação conectará empresas brasileiras ao comércio exterior

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
2 Min Read

Plataforma digital é destinada a conectar empresas brasileiras, especialmente MPMES, a fornecedores de serviços de exportação, como capacitação empresarial, entre outros

Brasília – Durante a reunião do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, no último dia 28 de setembro, foi realizado o pré-lançamento da Plataforma Brasil Exportação (BRAEXP). Trata-se de uma plataforma digital de serviços de comércio exterior destinada a conectar empresas brasileiras, especialmente micro, pequenas e médias empresas (MPMES), a fornecedores de serviços de exportação, como capacitação empresarial, inteligência comercial, promoção comercial, financiamento, seguros e garantias, logística, despacho e documentação aduaneiros.

A Plataforma é resultado de uma parceria entre os governos britânico e brasileiro, tendo sido concebida e desenvolvida no âmbito do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) foi o responsável pela coordenação da iniciativa pelo lado brasileiro.

Um dos serviços que será disponibilizado na BRAEXP é o Acesse o Mundo, serviço digital do governo federal que permite que qualquer empresa brasileira, principalmente de micro, pequeno e médio porte, de qualquer região ou setor, receba de forma gratuita e automatizada uma avaliação de maturidade exportadora e uma lista personalizada de ações para internacionalização com a identificação dos serviços de exportação que precisa consumir para acessar ou expandir suas vendas em mercados internacionais.

A plataforma idealizada pelo MDIC, foi desenvolvida e será operacionalizada pela ApexBrasil com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Share This Article
Leave a comment