Dia dos Namorados: comércios e serviços apostam no romantismo e na expectativa dos apaixonados se presentearem em Uberlândia

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
4 Min Read

O Dia dos Namorados se aproxima e, além dos apaixonados, os comerciantes também criam expectativa de poder serem “presenteados” com um maior movimento de clientes nas lojas.

Os números da pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia geraram boa impressão nos associados, já que mais de 86% do público entrevistado devem presentear a pessoa amada no dia 12 de junho.

Diante dessa boa perspectiva do mercado, o g1 conversou com comerciantes de diversos setores, para saber como estão os preparativos, se a previsão de vendas deles acompanham a da pesquisa e também quais as estratégias adotadas para vender mais.

Produtos mais procurados

De acordo com a pesquisa da CDL, do grupo de pessoas que pretende comprar algum presente, 66,7% pretendem gastar até R$ 150, enquanto 26,7% vão desembolsar entre R$150 e R$ 250.

Já entre as opções de presentes que devem ser a mais buscadas estão:

Vestuário, calçados e acessórios (56,7%)
Cestas, chocolates e flores (13,3%)
Jantares ou passeios românticos (13,3%)
Viagens (13,3%)
Eletrônicos (13,3%)
Perfumes, maquiagens e cosméticos (10%)
A pesquisa ainda apontou que mais de 73% das pessoas ainda preferem fazer as compras em lojas físicas.

Data importante para o comércio

Em alguns setores, como as floriculturas, o Dia dos Namorados é a data mais importante do ano. Pelo menos para a Ana Cariny, proprietária da Floricultura Pétalas.

“Essa data é bem aguardada para nós desse ramo. Porque ela é a melhor data. A expectativa está muito grande. Os produtos que mais saem são os mais tradicionais, que são as rosas, os buquês, rosas vermelhas”, disse.
Ainda segundo ela, o público procura pelos presentes mais perto da data, porém, já dá para perceber um movimento maior que o normal.

“Há duas semanas já tem pessoas que tão procurando por presente para o Dia dos Namorados. A procura já está boa”.
Zilmar Segundo, sócio proprietário da Relojoaria Santos, em Uberlândia, concorda que a data é “muito importante” para o setor. “As vendas já começaram a aumentar, era essa a expectativa mesmo. A tendência é até o dia 11 aquecer mais ainda”.

“É uma data muito simbólica, pois simboliza a união de duas pessoas, presentar quem você ama. Por isso a expectativa é alta, igual a todos os anos e queremos esse ano melhor que o outro”, completou.
Não é só nas vendas que a expectativa é alta, o setor de serviços também aposta nos casais românticos.

Sempre essa data aumenta o movimento de pessoas aqui no motel Financeiramente é a melhor data do ano. É praticamente o nosso Natal”, destacou a funcionária do setor de reservas do Palácio Motel, Rochane Oliveira.

Alternativas de presentes
Para ir além nas vendas, os comerciantes também apostando em novidades e surpresas para os clientes. No caso da Ana Cariny, da floricultura, para ampliar a opção de clientes, além das flores, a loja aposta em outras opções.

“A gente não trabalha só com flores, tem as cestas, as canecas, cestas de bebidas com vinhos. Buscamos atender aqueles que não querem somente a rosa. A gente busca incrementar, fazer produtos mais românticos”, detalhou.
Na relojoaria, porém, os clientes buscam o mais tradicional. “Os produtos mais procurados são as joias em modo geral, como corrente, pingente, anel, brinco, mas o que ganha um destaque a mais são as alianças, tanto de casamento, de compromisso”, finalizou Segundo.

Share This Article
Leave a comment