Comércio exterior da China volta a crescer

Geronimo Stuart
Geronimo Stuart
2 Min Read

Beijing, 13 abr (Xinhua) — As importações e exportações totais de bens da China aumentaram 4,8% em termos anuais no primeiro trimestre de 2023, revertendo um declínio de 0,8% nos dois primeiros meses do ano, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

O comércio exterior chinês vem melhorando nos últimos três meses. Depois de cair 7% ano a ano em janeiro devido ao feriado da Festa da Primavera, recuperou para uma expansão de 8% em fevereiro, antes de subir 15,5% em março.

A taxa de crescimento no primeiro trimestre acelerou 2,6 pontos percentuais em relação ao ritmo registrado no quarto trimestre do ano passado, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

“O comércio exterior da China mostrou resiliência no primeiro trimestre. O crescimento constante estabeleceu uma base para promover a estabilidade e melhorar a qualidade do comércio exterior ao longo do ano”, disse Lyu Daliang, oficial da AGA.

Nos primeiros três meses, as exportações cresceram anualmente 8,4%, para 5,65 trilhões de yuans (US$ 823 bilhões), enquanto as importações subiram 0,2%, para 4,24 trilhões de yuans, elevando o comércio total para 9,89 trilhões de yuans.

Durante este período, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) permaneceu o maior parceiro comercial da China, com as transações entre ambos aumentando anualmente 16,1%, 11,3 pontos percentuais acima da taxa de crescimento do comércio geral do país.

O comércio da China com os países ao longo do Cinturão e Rota saltou 16,8% ano a ano, enquanto com outros membros da Parceria Econômica Abrangente Regional cresceu 7,3% durante o período.

Novos motores estão se estabelecendo, já que a China registrou um aumento de 66,9% nas exportações de três produtos verdes: baterias solares, baterias de lítio-íon e veículos elétricos. Estes três itens contribuíram com 2 pontos percentuais para o crescimento geral das exportações no primeiro trimestre. Fim

Share This Article
Leave a comment